ecg

As correntes elétricas cíclicas geradas pelo coração são passíveis de captação e registro através de aparelhos apropriados, os eletrocardiógrafos.

O exame é rotineiramente efetuado em repouso (ECG padrão ou standard) ou durante exercício controlado (teste ergomético), em qualquer idade.

No consultório, o exame padrão de 12 derivações é efetuado através dos eletrocardiógrafos digitais Poly-Spectrum-8/E da Neurosoft, Wincardio, da Micromed ou ECGPC, da TEB, de alta precisão.

Uma das mais importantes vantagens dos eletrocardiógrafos digitais é a estabilidade da linha de base, que permite medidas acuradas das ondas e, consequentemente, diagnóstico eletrocardiográfico mais preciso.

Sigo as Diretrizes da Sociedade Brasileira de Cardiologia sobre Análise e Emissão de Laudos Eletrocardiográficos e outras referências citadas abaixo para valores normais e diagnóstico eletrocardiográfico.

Preparo

O exame precisa ser agendado e o único requisito necessário é um simples banho, pois as oleosidades da pele causam interferência nos registros.

Bibliografia

JI Guimarães (coord.). Normatização dos equipamentos e técnicas para a realização de exames de eletrocardiografia e eletrocardiografia de alta resolução. Arq. Bras. Cardiol 2003; 80 (supl. V)
JI Guimarães (coord.). Diretriz de interpretação de eletrocardiograma de repouso. Arq. Bras. Cardiol 2003; 80 (supl. II)
JW Mason, DJ Ramseth, DO Chanter et al. Electrocardiographic reference ranges derived from 79,743 ambulatory subjects. J Electrocardiol 2007; 40:228–34
CA Pastore (ed.). Diretrizes da Sociedade Brasileira de Cardiologia sobre análise e emissão de laudos eletrocardiográficos. Arq Bras Cardiol 2009; 93(3 supl.2):1-19